Conheça as diferentes formas para conseguir recursos para comprar, construir ou reformar seu imóvel

07-02-2011 11:43

 

Saiba onde está o dinheiro

Carin Homonnay Petti, especial para o iG | 19/01/2011 05:52

Existem diversas alternativas para levantar os recursos necessários para comprar, construir ou reformar um imóvel. Os mais comuns são os financiamentos - para compra  e reforma e construção - e os consórcios.

O iG preparou um guia para você escolher a opção mais adequada às suas necessidades.

Financiamentos: 

- Compra

A maior oferta de crédito imobiliário é destinada à compra de imóveis prontos, embora algumas linhas também financiem terrenos.

- Reforma e construção

Conseguir crédito para reforma e construção costuma dar mais trabalho que financiar a compra de um imóvel pronto. De saída, é preciso apresentar projeto, assinado por um engenheiro, com o cronograma da obra e a previsão de gastos para cada etapa. Após sua aprovação, o banco providenciará vistorias mensais para verificar se a obra está avançando conforme o previsto. Só então, a parcela é liberada.
Com isso, o sistema exige recursos próprios para o fluxo de caixa. “É preciso ter fôlego financeiro para primeiro construir e depois ir recebendo o dinheiro”, diz o gerente de construção civil da Caixa Econômica, Nédio Rosselli Filho. Para quem não pode esperar, a saída pode ser recorrer a linhas específicas para compra de material de construção. Os juros, porém, são pelo menos duas vezes maiores que os cobrados nas operações abaixo

 Consórcios:

Para muita gente, os consórcios são uma alternativa ao financiamento para a compra, construção ou reforma de imóveis.

 

Fonte: iG

Bookmark and Share